segunda-feira, 20 de julho de 2009

Bad Dreams

Um pequeno poema de um dos grandes mestres sufis.

One day you will look back and laugh at yourself.
You’ll say, “ I can’t believe I was so asleep!
How did I ever forget the truth?
How ridiculous to believe that sadness and sickness
Are anything other than bad dreams.”

Rumi.


Já os sábios antigos focavam o facto de que somente a Luz existia e que as sombras não tinham uma existência real, pois onde a luz chegava não havia trevas. Do mesmo modo a Verdade tem uma existência real e somente quando nós não conseguimos vislumbrar a sua luz é que mergulhamos na tristeza e na doença. A nossa alma perde-se na escuridão da nossa personalidade e é necessário, muitas vezes, que alguém leve uma tocha para iluminar o caminho que nos traga de volta para a Verdade.

Essa tocha são os ideais que elevam a consciência do Homem e o fazem lutar pela Justiça, pelo Amor, pelo Belo e pelo Bom. Esses ideais devem estar presentes na Humanidade, pois quando eles desaparecem todo o mundo mergulha num imenso caos moral, abrindo as portas para uma Idade Média. No entanto, tudo isto são sombra, pois a verdadeira realidade encontra-se escondida no coração de cada ser humano. Cultivemos então esses ideais, para que todos possamos ser como tochas que iluminam o caminho daqueles que ainda se encontram mergulhados nas sombras dos seus próprios egoísmos, ódios e ignorância. Que um dia toda a Humanidade possa olhar para trás e rir de si própria, pensando em como se deixou enganar por maus sonhos, pensando que estes eram reais.

1 comentário:

Seshat disse...

Adoro a escolha desse poema, balança frequentemente na mente dos que se encontram na luz após terem percorrido uma virtualmente enganadora selva de sombras...A lua balança também, ora cheia ora vazia, ora disco de prata ora velada pela escuridão - desde tempos imemoriais associada à ilusão, ao sonho ao insconsciente, às emoções e ao inconstante (não incluirei a Mulher senão o comentário virava uma tragicomédia!)...
A luz que a faz brilhar (a lua), de facto não lhe pertence...mas sim a um coração de ouro onde é permanente e absoluta, quente e reconfortante, chamam-lhe SOL (os homens de agora)- o seu coração secreto bate em uníssono com o coração do universo, lá Tudo Existe/ Tudo É LUZ.