quarta-feira, 23 de abril de 2008

O porquê de Rurouni

Hoje resolvi explicar o significado do meu nickname: Rurouni. O que raio é isso? Poderão muitos pensar. A palavra conhecia-a através de uma série de anime (desenhos animados japoneses) denominada «Rurouni Kenshin» e cujo título, em português, foi traduzido (e mal) para «Samurai X». Outro dia poderei aprofundar mais sobre outros aspectos desta série, por agora focarei o significado de «rurouni».
A palavra é um trocadilho do criador da série com o termo «ronin», que designava um samurai sem senhor para servir e que vagueava pelas terras japonesas. «Rurouni» poder-se-ia traduzir por «andarilho» ou «vagabundo», sendo que esta última palavra não ia no sentido daquele que mendiga, mas sim no sentido daquele que anda sem rumo.
E, de facto, todos nós andamos um pouco à descoberta do nosso rumo na vida. Todos viemos parar a um caminho que desconhecemos, sem saber bem como e temos que caminhar, procurando descobrir o que nos move, para onde queremos ir e como fazer para atingir a meta. É uma caminhada que não é isenta de perigos, pois essa descoberta de nós próprios leva-nos a tomar contacto com as verdades que temos no nosso interior: as boas e as más. Mas é na coragem de enfrentar cada uma delas é que conseguimos evoluir e dar um passo mais no rumo pretendido.
Assim, foi por isso que escolhi este nick, pois faço parte do grupo que anda nessa busca interior, confrontando os medos, inseguranças, desejos e procurando atingir a luz das virtudes, essa luz que permitirá conhecer a verdadeira felicidade.

Sem comentários: